Serviços

Monitoramento 24×7

O POP-MA através de ferramentas de gerência de rede, verifica 24 horas por dia e sete dias por semana, problemas de conectividade dos seus clientes e disponibilidade dos servidores administrados pelo POP-MA. Assim, mantendo informações de acompanhamentos referentes a incidentes ocorridos no links dos clientes e relatórios de SLA que têm como função garantir a qualidade dos serviços aos clientes.

 

Hosting

O PoP-MA tem a capacidade de hospedar serviços de rede para seus clientes. Este serviço é facultado aos clientes que não têm a infra-estrutura necessária ou em caráter temporário.

 

NTP – Network Time Protocol

Os servidores NTP (mais sobre o NTP) permitem aos seus clientes a sincronização dos relógios de seus computadores e outros equipamentos de rede a partir de uma referência padrão de tempo aceita mundialmente, conhecida como UTC (Universal Time Coordinated).

 

Registro de blocos IP

O serviço de registro de blocos IP da rede Ipê é feito pelo Centro de Engenharia e Operações para as instituições usuárias qualificadas pelo Comitê Gestor da RNP.

A solicitação de alocação de blocos IP é feita através de formulário disponível na extranet da RNP, na última etapa do processo de qualificação das instituições usuárias.

Solicitações de blocos IPv6 e de novos blocos IPv4 devem ser enviadas pelos contatos técnicos das instituições usuárias para o e-mail registro@rnp.br, incluindo a descrição detalhada das necessidades e justificativa para o pedido.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o CEO no endereço ceo@rnp.br.

 

Conferência Web

O Conferência Web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes.

O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores. Como todo serviço da RNP, está submetido a uma política de uso específica.

O Conferência Web é implantado através do software Adobe Connect. Realizada em cluster, com redundância tanto do servidor quanto do banco de dados, a instalação é inédita no país e vista como indicador de qualidade dos serviços que a RNP disponibiliza à comunidade acadêmica brasileira.

O acesso ao serviço é feito através de um navegador web e a comunicação de áudio e vídeo se dá através de webcam e headset (fone de ouvido e microfone) conectados ao micro do usuário.

O serviço é voltado para as instituições que precisam realizar trabalhos colaborativos, que envolvam compartilhamento de áudio, vídeo, apresentações de slides, quadro de notas, chat e/ou compartilhamento de tela. As possibilidades de uso do serviço são diversas e vão de simples reuniões até aulas de ensino a distância. Com o objetivo de preservar a qualidade na oferta do serviço, a RNP exige que os usuários solicitantes estejam treinados para utilizar a Conferência Web. O solicitante da sala virtual é, por conseqüência, o responsável por sua administração e, também, pelo suporte às dúvidas dos demais usuários da sala.

 

Conectividade IP [desatualizado]

A RNP possui conectividade com dois canais de 10Gbps que são usados para tráfego Internet comercial. Uma outra conexão, de 155Mbps, está ligada à Rede Clara, rede avançada da América Latina. Através da Clara, a RNP está conectada a outras redes avançadas de ensino e pesquisa no mundo, como a europeia Géant e a norte-americana Internet2. Ainda, como forma de melhorar a estrutura da rede RNP e da Internet, dispõe de vários ponto de troca de tráfego (PTT) distribuídos em vários estados. Mais sobre a RNP.

A integração da rede de computadores dos clientes ao backbone de alta velocidade da RNP, é um dos serviços oferecidos pelo PoP-MA, através de uma conexão de 155 Mb/s com o PoP do Rio de Janeiro. Caso haja interesse em estabelecer uma conexão com o backbone da RNP, verifique os termos de uso da RNP e entre em contato conosco.

 

Reserva da sala de reuniões/webconferência

Disponibilizamos, além de nossos serviços, a sala de webconferência do prédio do PoP-MA para outras atividades acadêmicas (webconferências, defesas de monografia etc), caso não esteja sendo utilizada pela equipe. Espaço para até 10 pessoas.